Como ler os rótulos de alimentos e fazer boas escolhas

Rótulos de alimentos podem ser, muitas vezes, difíceis de ler e entender – e isso nos leva, mais frequentemente do que se imagina, à ingestão de alimentos não saudáveis. No entanto, algumas dicas rápidas podem tornar a compra de alimentos saudáveis ​​muito mais fácil e rápida. Saber quais informações nutricionais procurar pode ajudá-lo a fazer melhores escolhas para sua saúde.

Este artigo explica como ler os rótulos dos alimentos para que você possa diferenciar entre o que são ou não alimentos verdadeiramente saudáveis.

Como ler os rótulos de alimentos

1. Não se deixe levar pelo rótulo frontal

Não se atente apenas ao que está escrito na frente do produto: busque entender os detalhes, os textos nos cantinhos e as informações espalhadas pelo rótulo de uma embalagem: você encontrará informações importantes para você e para sua família.

2. Entenda a lista de ingredientes

Alimentos que trazem uma lista de ingredientes em suas embalagens seguem uma mesma regra: uma ordem de peso, do maior para o menor. Vale a pena conferir, então, quais são os itens que surgem em maior quantidade no produto que você estiver comprando, para garantir que eles estão dentro do que você está buscando para sua alimentação. 

3. Confira as informações nutricionais

De maneira geral, é sempre importante se atentar para a quantidade de gordura saturada, gordura trans e sódio, ou seja, trocando o sal pelo sódio, que é a maneira declarada na lista de ingredientes.

Para simplificar, no que diz respeito à gordura saturada, açúcar e sódio, menos é melhor. Ou seja: escolha produtos que contenham a menor quantidade de gordura saturada, açúcar e sódio por 100g.

4. Entenda o açúcar em rótulos de alimentos

Os açúcares livres incluem todos aqueles adicionados aos alimentos, bem como os açúcares dos sucos de frutas. Eles são adicionados por vários motivos, inclusive para preservação e aromatização. Esteja alerta, pois o açúcar às vezes pode ser disfarçado com outros nomes.

Os nomes do açúcar incluem:

  • Mel
  • Xarope
  • Néctar
  • Melaço
  • Concentrado de suco de fruta

Qualquer coisa que termine em ‘ose’, como frutose, glicose, dextrose e maltose. 

Baixo teor de açúcar significa: 5g ou menos por 100g

Alto teor de açúcar significa: 22,5g ou mais por 100g
A melhor maneira de evitar ser enganado pelos rótulos dos produtos é optar por alimentos in natura, como o Atum Sólido ao Natural Gomes da Costa, que tem somente três ingredientes: atum, água e sal.

Compartilhe este post