Ricos em Ômega 3, alimentos como atum e sardinha podem auxiliar na redução da irritabilidade, da perda óssea e do inchaço
Segundo um estudo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a TPM, conhecida como Tensão Pré Menstrual, afeta pelo menos 80% das brasileiras. Os sintomas mais comuns dessa fase hormonal são cólicas, inchaço, dor de cabeça e irritação, mas uma alimentação pode ser uma grande aliada para amenizar esses desconfortos.
Os peixes, são recomendados para esse período por serem ricos em proteínas de alta qualidade, fornecendo os aminoácidos necessários para o bom funcionamento do corpo. Esse alimento também é fonte de vitamina D, que regulariza o humor ajuda na absorção de cálcio e alivia as dores musculares e ósseas.
Além disso, os pescados possuem Ômega 3, um ácido graxo essencial conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias. Esse nutriente pode ajudar a reduzir a irritabilidade e o inchaço que acompanham a TPM.
O atum e sardinha enlatados são uma ótima opção para incluir vitaminas e nutrientes essenciais na rotina com praticidade e sabor. A Gomes da Costa, líder no setor de pescados enlatados no Brasil, possui em seu portfólio várias opções de sardinha e atum que podem ser usados em saladas, sanduíches, massas e uma variedade de outros pratos.
No período pré-menstrual, é indicado ainda investir ainda em uma dieta rica em vitaminas A e B6, magnésio e os aminoácidos tirosina e triptofano, que podem ser encontrados em alimentos como frutas e legumes (cenoura, abóbora e tomate), oleaginosas (nozes, amêndoas e castanhas do Pará), aveia, leite e derivados magros, semente de abóbora e girassol, e chocolate meio amargo.
Realizar atividade física, beber aproximadamente oito copos de água (200 ml) e fazer entre seis e oito refeições diariamente, além de evitar o consumo de açúcar e sal em excesso, álcool, carne vermelha gordurosa e frituras, também ajuda no controle dos sintomas da TPM.
XCOM – Agência de Comunicação