Exercícios de baixo impacto oferecem a oportunidade de se exercitar enquanto reduzem o estresse ou a pressão nas articulações. E não é só porque não promovem tanto impacto não significa que você não vai suar: há exercícios de baixo impacto que podem te ajudar a queimar calorias e perder peso, bem como movimentos de alto impacto!
Abaixo, selecionamos 5 exercícios de baixo impacto que colocarão seus sistemas cardiovascular e muscular à prova. Esses exercícios também podem servir como ótimas opções de treinamento cruzado para atletas que desejam permanecer ativos nos dias de recuperação. Confira:
5 exercícios de baixo impacto
1. Natação
A natação é um treino de baixo impacto que ainda proporciona um excelente treinamento de resistência, graças à intensa força de arrasto da água. Flutuar reduz o estresse em seu corpo, ajudando a suportar seu peso, mas isso não significa que seja um treino leve – a natação incorpora cardio, força e flexibilidade.
2. Remo
Outro tipo de exercício que fornece uma força total do corpo e exercícios aeróbicos é o remo. Este exercício é uma opção eficaz para aqueles que buscam exercícios de baixo impacto
3. Caminhada
Uma caminhada rápida e regular oferece enormes benefícios à saúde, incluindo controle de peso, melhora do humor e aumento do equilíbrio e coordenação. Também pode ajudá-lo a prevenir ou controlar condições como doenças cardíacas, pressão alta e diabetes. Além disso, caminhar é gratuito e, o mais importante, de baixo impacto. Para aumentar a intensidade das suas caminhadas você pode fazer alguns pequenos ajustes, como incluir uma subida mais íngreme no seu trajeto ou subir a inclinação em sua esteira.
4. Pilates
Pilates é uma modalidade de treino de baixo impacto que trabalha força, respiração e alongamento. Estudos mostram que o pilates é uma maneira eficaz de melhorar a flexibilidade e o equilíbrio dinâmico. A atividade fortalece o core e é um treinamento cruzado fantástico para outros treinos, como musculação e corrida.
5. Ciclismo
O ciclismo oferece intensidade e adrenalina o estresse nas articulações que podem surgir em outras atividades como a corrida. Quer você opte por pedalar em uma bicicleta indoor ou ao ar livre, seus músculos, coração e pulmões vão trabalhar com a intensidade do ciclismo.
Mas, vale lembrar que, encontrar uma bicicleta com o ajuste certo é crucial para o conforto e para a proteção das articulações. Andar com o assento muito alto, muito baixo, muito para a frente ou muito para trás pode causar impactos nas articulações.
Adicione intensidade aos seus treinos
A chave para fazer os exercícios de baixo impacto funcionarem é intensificar um pouco mais, envolvendo todo o seu corpo no que você está fazendo. Experimente algumas destas ideias para tornar seus treinos mais intensos:
- Adicione movimentos da parte superior do corpo: os movimentos da parte superior do corpo podem contribuir para sua intensidade geral, então pense em balançar os braços ao caminhar ou escolher máquinas na academia com opções para a parte superior do corpo, como uma máquina de remo ou de elíptico.
- Aumente o ritmo: seja caminhando, andando de bicicleta ou nadando, ir mais rápido é outra maneira de tornar seus treinos um pouco mais difíceis.
- Faça grandes movimentos: outra maneira de adicionar intensidade é fazer movimentos grandes e exagerados. Por exemplo, se você estiver caminhando, pode tornar o movimento mais difícil aumentando o comprimento do seu passo.