A proteína tem papéis importantíssimos em nosso corpo. Ela auxilia no processo de crescimento, reparo e manutenção dos músculos, tecidos e órgãos, e na produção de hormônios. Além disso, pesquisas mostram que as dietas com alimentos ricos em proteínas também auxiliam na perda de peso.
A maneira mais simples de aumentar a ingestão de proteínas é comendo mais alimentos ricos em proteínas, seja de origem animal ou vegetal.
A ingestão diária, segundo um artigo da BBC, é de 0,75g de proteína por quilo de peso corporal – o que, em média, equivale a duas porções de carne, peixe, tofu, nozes e leguminosas. Aqui está uma lista de 5 alimentos deliciosos que são ricos em proteínas. Os valores da quantidade de proteína são baseados na Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO).
5 alimentos ricos em proteínas
1. Atum
O atum é uma excelente fonte de proteína, apresenta ômega 3 e traz vitamina D como outro grande benefício.
Você sabia que uma porção de 60 gramas (três colheres de sopa) do Atum Sólido ao Natural Gomes da Costa possui 17 gramas de proteína? Composto apenas de atum, água e sal, ele é uma opção nutritiva, saborosa e cheia de proteínas.
E mais: essa porção não só atinge a recomendação diária de ômega 3, de acordo com a American Heart Association, como também equivale ao teor de proteína de uma grande refeição.
Vale lembrar que o atum também é uma boa fonte de ômega-3, vitaminas, além de minerais como magnésio, fósforo e potássio.
2. Peito de frango
O frango é um dos alimentos ricos em proteínas mais populares. O peito do frango, parte mais magra do animal, traz 22 gramas de proteínas em uma porção de 100 gramas.
O perfil nutricional de um frango também influencia na sua alimentação. Frangos criados em pasto têm níveis mais elevados de antioxidantes e ômega-3, segundo uma pesquisa publicada no NCBI.
Além da proteína, o frango é uma grande fonte de niacina, vitamina B6, selênio e fósforo.
3. Ovo
Como a maioria dos outros alimentos de origem animal, os ovos têm proteínas de alta qualidade que contêm todos os aminoácidos. A maioria de suas vitaminas, minerais e antioxidantes são encontrados na gema. No entanto, a clara contém pelo menos 60% da proteína de um ovo.
100 gramas de ovo de galinha cozido inteiro têm, em média, 13,3 gramas de proteína.
4. Leite
O leite de origem animal fornece muitos nutrientes, dentre os quais as proteínas. Ele também é fonte de cálcio, mineral que é fundamental para manter os ossos e dentes fortes e saudáveis.
100 gramas de leite integral em pó têm, em média, 25,4 gramas de proteína.
5. Amendoim
O amendoim é uma leguminosa e, como a maioria das leguminosas, fornece uma grande quantidade de proteínas vegetais. Na verdade, o amendoim tem o maior teor de proteína de todas as leguminosas comumente consumidas. Em 100 gramas de amendoim cru tem, em média, 27,2 gramas de proteína.
Além disso, o amendoim também é rico em gordura boa e fibras. A pasta de amendoim é uma ótima opção para consumir esse alimento.