Nossa História
Conheça mais sobre a História de Gomes da Costa ao longo dos anos.
1954
1960
1972
1990
1996
2000
2013
2015
2019
2020
2023
O imigrante português Rubem Gomes de Costa, funda a Gomes da Costa em Niterói, RJ, com o propósito de garantir acessibilidade e qualidade dos alimentos por meio das sardinhas enlatadas em conserva.
Foi lançada a primeira campanha publicitária nacional com o slogan “Sardinhas Gomes da Costa – Sabor Típico Português”, que rapidamente conquistaram a admiração e o paladar dos brasileiros. Quatro anos depois, a Gomes da Costa já vendia mais de 25 milhões de latas de sardinha por ano.
A marca atingiu o 1º lugar entre as “Grandes Marcas SP 1972”, se consolidando no mercado. Neste mesmo ano, foi lançada a campanha publicitária “Sardinha também tem nome: Gomes da Costa. A melhor sardinha brasileira!”
Ao longo dos anos, a marca foi se renovando com adaptações em seu logo. Surge então a figura do Chef, aproximando ainda mais dos consumidores, consolidando sua imagem e expandindo seu portfólio.
A Gomes da Costa lança a linha de Atum, perfeita para diversas receitas e trazendo mais praticidade no dia a dia. Neste mesmo período, a assinatura da marca passa a ser “O que o mar tem de melhor”.
A marca lança o sistema “abre-fácil” nas latas de Sardinha, tornando-se pioneira na categoria de pescados a oferecer essa inovação.
A Gomes da Costa se torna a marca líder de pescados na América Latina. Também foi um período de lançamentos especiais com a chegada dos Filés de Atum com Azeite de Oliva, as Saladas de Atum, além de ser pioneira em lançar patês de atum pronto para consumo no mercado.
Lançamento da campanha emblemática “Agradecimento”, fazendo referência àqueles que de alguma maneira colaboram para que os alimentos da marca estejam na mesa das famílias brasileiras.
O logo se torna mais moderno e a assinatura de marca passa a ser: Naturalmente.
A Gomes da Costa, via Grupo Calvo, assumiu 21 objetivos públicos através da iniciativa Compromisso Responsável que estabelece objetivos de melhora a cumprir antes de 2025 em três grandes áreas: oceanos, meio ambiente e pessoas. A iniciativa se materializou em um selo que se incorpora aos rótulos de todos os produtos de Gomes da Costa.
Para saber mais, acesse: Informe anual 2022
Sempre pensando em inovar, a Gomes da Costa entra em uma nova categoria: azeite, com o lançamento do Azeite Extra Virgem.
Atualmente, a Gomes da Costa está disponível em todo o país, fazendo parte da vida de milhões de pessoas, todos os dias com produtos que descomplicam o dia a dia e levam mais sabor para as receitas.